Montes Claros inicia ação para atualizar cartões de vacina dos estudantes da rede municipal

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde de Montes Claros, no Norte de Minas, iniciou nesta segunda-feira (10) uma campanha para atualização das carteiras de vacinação dos estudantes de instituições municipais de ensino; cemeis e creches. A ação, de acordo com a secretaria, vai conferir as carteirinhas de vacinação e dar orientações sobre as imunizações, em busca de prevenir surtos meningite, sarampo e catapora.

“Agentes vão em todas as escolas onde têm crianças com até cinco anos. Vão solicitar que os pais tragam os cartões de vacina e verificar se o cartão tem alguma vacina atrasada”, explica a secretária de Saúde, Dulce Pimenta.

De acordo com a prefeitura, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, 77,35% da população de crianças com idade inferior a seis anos foi imunizada no município. A preocupação do município aumenta nesta época do ano, quando o número de ocorrências de doenças respiratórias são registradas.

“O quadro no país de algumas doenças que estavam erradicadas, como o sarampo em Belo Horizonte, que é muito próximo de nós, casos de febre amarela e outros. Com isso, vamos verificar se aquela criança está protegida. Todo o cartão deve estar completo. Quando o cartão não estiver completo, os agentes vão chamar os pais e levar as vacinas para fazer a cobertura daquela vacina que estiver faltando”, diz Dulce Pimenta.

Outra forma de manter atualizado o cartão de vacinas dos estudantes da rede pública municipal é a exigência do cartão quando os pais vão matricular os filhos em uma escola. “Isso é uma maneira da gente estar protegendo o coletivo. Se tem um pai que optou por não vacinar a criança, ele pode estar colocando em risco não só o filho dele, mas outros estudantes também”, completa a secretária.

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *