Evento em Montes Claros busca conscientização para o fim da violência contra os idosos

Compartilhe:

De janeiro a maio deste ano foram registradas 150 denúncias de maus-tratos aos idosos em Montes Claros. O número faz parte de um balanço do Núcleo de Atendimento a Pessoas Vítimas de Violência, da Coordenadoria Municipal do Idoso, que realiza nesta sexta-feira (14) uma programação, gratuita, para lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Segundo a coordenadora do Idoso, Cibely Freire Diniz, objetivo do evento é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre os direitos do idoso. “Existem vários tipos de violência: psicológica, verbal, financeira, física, patrimonial, abandono. Quando recebemos essas denúncias, fazemos a averiguação e enviamos para o CREAS, onde é feito um trabalho de resgate dos vínculos entre o idoso e a família. Quando vemos que não tem jeito, recorremos à Justiça e encaminhamos para o Ministério Público para que resolva”, explica.

Em Montes Claros, cerca de 11 mil idosos são assistidos através dos serviços prestados pela Coordenadoria do Idoso.

Atividades

A programação do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa em Montes Claros será realizada na Praça Doutor Carlos Versiani, a partir das 8h. Várias ações serão realizadas ao longo do dia, como exames oftalmológicos, audiometria, glicemia capilar e triagem de PSA, para prevenção do câncer de próstata, destinado aos homens.

Durante o evento haverá ainda aulão de ginástica, realizado em parceria com o Sesc, apresentação artística, panfletagem e distribuição da cartilha do Estatuto do Idoso; a programação segue até às 12h.

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *