A Rota do Café do Cerrado Mineiro, roteiro turístico da primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do Brasil, antes restrito a Patrocínio, expandiu seus atrativos e passa a englobar propriedades cafeicultoras, torrefações, destilaria e vinhedos de Patos de Minas. O lançamento do novo itinerário será realizado na próxima segunda-feira (18/11), às 15h30, no Salão DB Eventos (Av. Juscelino Kubtscheck de Oliveira, 2094).
Seis experiências farão parte da rota patense: Fazenda Chuá (Casa Bruxel Cafés e Vinhos); Fazenda Reserva Heitor; Dom Parrillo Torrefação; Destilaria Leblon; Vinhedos e Vinhos Alma Rios; e Café Santiago. A iniciativa pretende ampliar o fluxo de turistas e gerar novos empregos por meio do turismo rural.
A Rota do Café do Cerrado Mineiro foi estruturada pelo Sebrae Minas, em parceria com a Federação dos Cafeicultores do Cerrado e a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer). Em Patos de Minas, tem o apoio da Agência para o Desenvolvimento Econômico de Patos de Minas (Adesp) e outras entidades.
A ideia é aliar o turismo de experiência ao café de excelência da região, permitindo que o visitante conheça as histórias, as fazendas produtoras e todo o processo de produção e harmonizações dos cafés especiais. “A Rota do Café é uma grande oportunidade para atrair novos consumidores e apreciadores da bebida para conhecerem um produto diferenciado, e todo o potencial do bioma Cerrado”, destaca a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana.
O roteiro foi lançado, no fim do ano passado, em Patrocínio, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio (Acip) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. A estratégia uniu as experiências da produção de café de alta qualidade com os atrativos naturais, culturais e gastronômicos locais para valorizar as origens e criar novas oportunidades de negócios ligadas à cadeia produtiva associada ao turismo rural e à culinária regional.
O roteiro foi lançado, no fim do ano passado, em Patrocínio, um dos maiores municípios produtores do país. A estratégia uniu as experiências da produção de café de alta qualidade com os atrativos naturais, culturais e gastronômicos locais para valorizar as origens e criar novas oportunidades de negócios ligadas à cadeia produtiva associada ao turismo rural e à culinária regional.
SERVIÇO:
Lançamento Rota do Café do Cerrado Mineiro
Data: 18/11 (segunda-feira)
Horário: 15h30
Local: Salão DB Eventos (Av. Juscelino Kubtscheck de Oliveira, 2094).
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba
Henrique Ulhoa (STARK)
(31) 99445-2460
[email protected]