Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície da Terra, e são essenciais para o equilíbrio ecológico global. Mas, entre as maravilhas que eles guardam, também encontramos os resíduos trazidos pelas atividades humanas que se espalham pela costa do mundo todo. Alguns desses objetos são tão inusitados que nos fazem parar e perguntar: “Como isso foi parar aqui?”.
Vamos conhecer cinco coisas estranhas que surgiram nas praias pelo mundo.
1. Patinhos de borracha
Em 1992, durante uma tempestade no Pacífico, um navio de carga acidentalmente deixou 28 mil patinhos de borracha caírem no mar. Os brinquedos de borracha então começaram uma jornada que os levou a lugares distantes quanto a Austrália, Indonésia, Chile, Havaí e até o Reino Unido.
O fato foi tão inusitado que os cientistas usaram esse acidente ecológico para estudar as correntes oceânicas e, de quebra, mapear os caminhos do oceano com mais precisão.
2. Lego
Em 1997, o que começou como um acidente virou uma espécie de mistério e, depois, uma missão curiosa para colecionadores. Durante uma tempestade na costa sudoeste da Inglaterra, um navio quase virou, espalhando cerca de 5 milhões de peças de Lego no oceano.
A parte mais curiosa? Muitas dessas peças tinham formas de criaturas marinhas, como polvos e peixes, e começaram a aparecer nas praias locais, gerando uma verdadeira busca entre os habitantes e colecionadores.
3. Cigarros
Em 2014, um navio dinamarquês acabou derramando 500 contêineres no mar, e adivinhe o que estava entre eles? Milhões de cigarros, incluindo pacotes inteiros de Marlboro, que chegaram às praias do Reino Unido e da França.
Claro, esses cigarros não eram mais adequados para consumo, mas se tornaram um pesadelo ambiental.
4. Resíduos hospitalares
Em setembro de 2024, uma descoberta alarmante foi feita nas praias dos EUA: uma quantidade enorme de lixo médico, incluindo agulhas e seringas, apareceu nas areias. Embora ainda se busque entender a origem desse material, esse não é o primeiro incidente como esse na história.
Acredita-se que isso seja resultado de descarte inadequado, ou até ilegal, durante o transporte, o que destaca a necessidade urgente de melhor regulamentação para o lixo médico, especialmente no transporte marítimo desses itens.
5. Latas de maconha
Em 1987, a tripulação do navio Solana Star estava transportando maconha embalada em latas para facilitar o contrabando. Após enfrentar várias tempestades e temendo que a polícia pudesse interceptá-los, a tripulação decidiu lançar a carga — 22 toneladas — no oceano, esperando evitar qualquer evidência de contrabando a bordo.
Logo, 15 mil latas de maconha começaram a boiar e chegaram às praias brasileiras, especialmente no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, o que gerou uma verdadeira “caça ao tesouro” entre banhistas e pescadores.