Ouça as Emissoras da Rede Conexão Online

Eclética

Flashback

Relógio russo bate recorde mundial de espessura com apenas 1,65 milímetro

Compartilhar:

09090606629000.jpg


Caríssimos, os relógios finos são procurados por uma sofisticada combinação de design, conforto e inovação técnica. Mas, em alguns casos, como o do relógio Bulgari Octo Finissimo Ultra Mark II,  fineza e finura se combinam para produzir um acessório ultrafino por ser extremamente delgado (1,70 mm de espessura), combinando design e engenharia perfeitos e precisos.

Recentemente, o relojoeiro russo independente Konstantin Chaykin superou a poderosa marca italiana, apresentando o protótipo do seu ThinKing, uma verdadeira joia com apenas 1,65 mm de espessura que, de tão delicado, necessita uma pulseira especial para ser usado. 

Embora o risco de o ThinKing ser dobrado durante o uso seja baixo, Chaykin desenvolveu uma pulseira de couro de jacaré especial com inserções elásticas e suportes flexíveis de titânio, que limitam o impacto de força sobre o relógio durante o uso, absorvendo alguns dos choques, torcendo e dobrando.

Como o relógio mais fino do mundo funciona?

Diferentemente do que ocorre com os relógios digitais, os relógios mecânicos demandam um conjunto de engrenagens, molas e peças interligadas para funcionar. No caso do ThinKing, explica Chaykin em seu site, sua espessura finíssima deve-se a um tambor de mola principal muito fino, sem tampas.

O modelo atual é feito com aço inoxidável e carboneto de tungstênio, um composto excepcionalmente rígido, apesar de leve. Mas o seu criador já pensa em materiais alternativos, que continuem extremamente resistentes mesmo em espessuras finíssimas. Uma aposta, também “fina”, é a utilização futura de safiras ou diamantes.

Além do design, o ThinKing traz algumas inovações técnicas interessantes, como seu barril de corda ultrafino e um sistema de roda de balanço duplo, que resultam não apenas em uma espessura mínima, mas também em um peso de apenas 13,3 gramas. Para se ter uma ideia de sua dimensão, a espessura do relógio é a mesma de uma moeda de R$ 0,05.

Por que o relógio se chama ThinKing?

x. (Fonte: Konstantin Chaykin/Divulgação)
O nome do relógio reflete as horas que o criador pensando (thinking) em soluções. (Fonte: Konstantin Chaykin/Divulgação)

Em seu site, o sempre brincalhão Konstantin Chaykin explica a operação de nomear o novo relógio recordista, o que j[a é, por si só, uma verdadeira engenharia logológica (estudo do jogo de palavras). Ele diz que, pelo fato de ter passado muito tempo pensando (“thinking” em inglês) durante seis meses com milhares de informações, optou por essa palavra.

Mas há aí uma pegadinha, pois, ao colocar o “k” em letras maiúsculas, separou a palavra em “thin” (fino) e “king” (rei).

“Por que não dar a ele um nome apropriado? Em algum momento, percebi: ThinKing. A agradável ambiguidade desse nome permite que ele seja interpretado como ‘O Relógio Nascido do Pensamento’ e ‘O Rei dos Relógios Finos’”, explica Chaykin.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *