Abras: consumo tem recuo de 2,33% em agosto deste ano

 Abras: consumo tem recuo de 2,33% em agosto deste ano
Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

O consumo das famílias nos supermercados caiu 2,33% em agosto deste ano, em comparação com o mês de julho; já em relação a agosto de 2020, a queda foi de 1,88%. Mas, no acumulado, desde o início de 2021, o consumo aumentou, em 3,15%.

Os dados são do Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros e foram apresentados nesta quinta-feira (14), pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Segundo o vice-presidente da entidade, Márcio Milan, esses números são reflexo de fatores externos e internos, como a alta da inflação e o desemprego; além do câmbio, as geadas – que prejudicaram algumas lavouras – e ainda a população, que está com menos dinheiro no bolso.

Conforme a pesquisa, na cesta dos 35 produtos mais consumidos em 2021 estão café, açúcar, ovo, carne bovina dianteira e frango. Os preços desses alimentos subiram, em média, 22%, neste ano. O líder foi o café, que ficou 30% mais caro desde janeiro. Marcio Millan cita outros produtos que tiveram aumento de preço.

Alguns alimentos tiveram redução nos preços nos últimos 12 meses, com destaque para o óleo de soja e a cebola, ambos com redução de 35%.

Marcio Millan chamou a atenção para a variação de preço do mesmo produto oferecido em diferentes supermercados. É o caso do arroz, que variou entre R$ 15 e R$ 29, o pacote de cinco quilos, num apanhado de 30 marcas.

Ele também ressaltou que houve crescimento da contratação de trabalhadores pelos supermercados desde janeiro.

O vice-presidente da Abras disse ainda que o setor está otimista para os próximos meses, com a proximidade de mais uma parcela do auxílio emergencial, o 13º salário, e o pagamento do último lote do imposto de renda. Além disso, ele aposta nos próximos feriados prolongados, que sempre geram mais consumo; a Black Friday, que acontece em novembro, e ainda as festas de final do ano.

Fonte: Radioagencia Nacional

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: