Anatel recebe 15 propostas para o leilão do 5G no Brasil

 Anatel recebe 15 propostas para o leilão do 5G no Brasil
Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, recebeu nesta quarta-feira (27) os documentos das 15 empresas interessadas no leilão da telefonia móvel de quinta geração, o 5G. Esse ato marca o início do maior processo de licitações de frequências da história da agência reguladora. Na quinta-feira da semana que vem, dia 4 de novembro, vão ocorrer a abertura, a análise e o julgamento das propostas de preço.

De acordo com o superintendente de Competição e presidente da Comissão Especial de Licitação da Anatel, Abraão Balbino e Silva, a expectativa é que este leilão do 5G movimente 50 bilhões de reais. Desse valor, 3 bilhões vão para os cofres públicos e 47 bilhões de reais serão usados para ampliar a conexão de internet no país.

Entre as 15 empresas que demonstraram interesse no leilão, cinco já são operadoras de telefonia móvel: Algar, Claro, Sercomtel, Tim e Vivo. As outras 10 empresas são novas no setor.

São quatro leilões, separados de acordo com as faixas de frequência: 700MHz, 3,5GHz, 2,3GHz e a faixa de 26GHz. A faixa principal é a de 3,5GHz, que, sozinha, corresponde a 30 bilhões de reais, o que representa 60% do valor total do leilão. 

A Anatel espera concluir boa parte do processo no dia 4 de novembro, mas pode estender até o dia 5. A meta é ter o 5G funcionando em todas as capitais do país até o mês de julho do ano que vem. Até 2029, a previsão é que todos os municípios brasileiros devem ter 5G e 9 mil localidades remotas, o 4G.

Fonte: Radioagencia Nacional

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: