Ouça as Emissoras da Rede Conexão Online

Eclética

Flashback

Arte rupestre em plaquetas de pedra mostra pesca com redes há 13,8 mil anos

Compartilhar:

25094647859038.png


Todo pescador sabe que o importante não é pegar o peixe, mas sim exibi-lo para os outros. Essa máxima, muitas vezes utilizada como metáfora em outras atividades, era bem real há 15,8 mil anos em um povoamento de caçadores-coletores do Magdaleniano, uma tradição arqueológica da última Idade do Gelo, às margens do rio Reno, na Alemanha.

Um estudo recente, publicado na revista PLOS ONE, descobriu que uma série de gravuras com padrões em forma de grade, desenhadas em antigas plaquetas de xisto, eram na verdade representações de redes ou armadilhas de pesca.

Curiosamente, essas gravuras do Paleolítico Superior, gravadas em 406 plaquetas de pedra descobertas em um acampamento pré-histórico em Gönnersdorf, fazem parte de um grande conjunto de obras de arte “extensivamente estudadas no passado”, segundo o estudo. No entanto, as características dos peixes haviam passado batidas até agora.

Procurando imagens de peixes escondidas nas pedras

x
A ferramenta RTI visualiza detalhes sutis nas pedras. (Fonte: Robitaille et al., PLOS ONE, 2024)

Para testar suas hipóteses, a equipe de pesquisa combinou conhecimentos de arqueologia e psicologia visual com a técnica computacional Imagem por Transformação de Reflectância (RTI em inglês). A ferramenta registra e visualiza detalhes muitas vezes imperceptíveis na superfície de objetos tridimensionais.

Para os pesquisadores, “a localização central dos peixes, dentro de linhas de grade que os sobrepõem claramente e que os excedem em tamanho, juntos sugerem que as grades representam uma forma de recipiente, uma rede ou armadilha, no qual os peixes se enredaram”, concluem.

Importância da descoberta da pesca pré-histórica

x
Essas são as primeiras representações de pesca com rede na pré-história. (Fonte: Robitaille et al., PLOS ONE, 2024)

Embora a descoberta de restos de peixe em Gönnersdorf já fosse um claro indício de que pescados faziam parte da dieta dos caçadores-coletores paleolíticos da época, ainda não se sabia como eram feitas essas capturas. “As redes provavelmente teriam sido o equipamento ideal para capturar grandes quantidades de peixes durante os períodos de migração”, dizem os autores. 

Essa afirmação é agora apoiada pela representação tosca dos peixes mostrados nesse conjunto de arte rupestre em suporte móvel. Eles são bem diferentes das “representações detalhadas e naturalistas de outras espécies animais”, explicam os autores. Mas o fato de serem mais abstratos e minimalistas só mostra que os artistas gostavam mais de pescar do que de arte.

Essas imagens antigas de Gönnersdorf são as primeiras representações conhecidas de pesca com rede ou armadilha na pré-história europeia. Tecnologias desse tipo, feitas com materiais que se decompõem, podem ser mais comuns do que supomos. Mas, assim como ocorre atualmente, boas histórias de pescaria ficaram registradas na arte da Era Glacial.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *