Ouça as Emissoras da Rede Conexão Online

Eclética

Flashback

As aranhas dormem como nós?

Compartilhar:

27175356391222.jpeg


Quando pensamos em sono, normalmente imaginamos pessoas, cães ou até gatos se espreguiçando e tirando uma boa soneca. Mas, e as aranhas? Elas também dormem?

O sono, biologicamente falando, é um estado em que o organismo diminui sua capacidade de resposta aos estímulos e diminui a atividade física. E, sim, as aranhas também passam por isso. Mas, a resposta é mais complexa do que parece.

Estado de repouso aracnídeo

As aranhas entram em um estado de estupor, semelhante ao sono. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
As aranhas entram em um estado de estupor, semelhante ao sono. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Assim como nós, as aranhas precisam de descanso. Elas não entram naquele estado de sono profundo, com pálpebras fechadas, mas têm momentos de inatividade cruciais para manter o cérebro funcionando e o corpo saudável.

Algumas espécies, como as que constroem teias, podem passar longos períodos imóveis, esperando que uma presa se enrole em sua armadilha de seda. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não é porque elas estão “tirando uma soneca”. Elas estão alertas, prontas para atacar.

Então, como podemos distinguir o sono de uma aranha? Bem, os cientistas identificaram um comportamento que lembra o sono quando as aranhas se aninham em uma posição de “estupor”, como se estivessem em um estado profundo de repouso. Esses momentos em que elas ficam imóveis, quase como se estivessem em transe, é quando podemos considerar que estão dormindo.

O sono REM nas aranhas

Aranhas saltadoras exibem comportamentos que sugerem um estado semelhante ao sono REM. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Aranhas saltadoras exibem comportamentos que sugerem um estado semelhante ao sono REM. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Em estudos anteriores sobre aranhas saltadoras (Evarcha arcuata), os cientistas descobriram um hábito surpreendente. Durante a noite, elas ficam suspensas por um único fio de seda, em um comportamento inicialmente chamado de repouso noturno, mas logo os pesquisadores perceberam algo mais.

Essas aranhas podem estar em um estado muito semelhante ao sono REM, aquele estágio do sono onde os mamíferos (como nós) experimentam sonhos vívidos. Contudo, apesar das aranhas saltadoras terem oito olhos, não possuem pálpebras, o que dificulta observar os movimentos que acontecem durante o sono.

Mas, o mais fascinante é que, durante o repouso, elas movem suas pernas, quase como se estivessem se mexendo enquanto sonham. Isso sugere que as aranhas podem, de fato, estar sonhando, embora seja uma hipótese que ainda precisa de mais provas científicas.

Assim, o sono das aranhas ainda guarda muitos mistérios, mas o que sabemos até o momento é fascinante. Embora de modo diferente do nosso padrão, elas entram em estados de repouso comparáveis ao sono humano e, em alguns casos, até ao sono REM, possivelmente sonhando. Quem sabe que outras descobertas ainda nos aguardam sobre os curiosos aracnídeos?

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *