Bombeiros do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha recebem treinamento para o enfrentamento ao Período de Estiagem e incêndios Florestais

O conhecimento conduz ao saber, o treino à habilidade e a vontade à competência. Nesta semana de 17 à 21 de maio, militares do 4º Comando Operacional de Bombeiros (4º COB) receberam o Estágio de Combate a Incêndio Florestal, uma nova dinâmica de atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais ( CBMMG) através dos Núcleos de Incêndios Florestais ( NIF), composto por militares especialistas na área. Programado pelo Batalhão de Emergências Ambientais e Desastres ( BEMAD), com sede em Belo Horizonte, o estágio teve o objetivo de garantir que os militares tenham condições de passar por situações adversas inerentes aos combates a incêndios florestais de maiores proporções, bem como realizar o nivelamento de conhecimento, aprimorando as técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais.

O treinamento contou com atividades teóricas e práticas de campo, no Parque Estadual Lapa Grande em Montes Claros, onde foram ensinadas estratégias de combate, operações helitransportadas, técnicas de orientação, sobrevivência, confecção de meios preventivos, uso de retardantes do fogo, novas tecnologias e manejo integrado do fogo.

Participaram do treinamento militares de Montes Claros, Diamantina, Curvelo, Pirapora, Francisco Sá, Salinas, Janaúba e Januária, além dos Brigadistas do Parque da Lapa Grande. A partir da atualização dos conhecimentos, os alunos irão multiplicar os conhecimentos para os demais bombeiros.
Além do Norte de Minas, militares de todas as regiões do Estado estão recebendo a mesma qualificação. Dessa forma o CBMMG, age preventivamente capacitando seus militares para o período crítico dos incêndios florestais.

Fonte: ASCOM/4º COB

Comentários




 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui