Centro Mais Vida do HUCF capacita equipes de Montes Claros e de 86 municípios

Capacitar 162 equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e 86 municípios da região Macro Norte sobre os cuidados com os idosos antes e pós-Covid-19. Esse é um dos objetivos do Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira (CRASI), programa vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes). A capacitação acontece em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário da Saúde da Unimontes (PPGCPS) e Liga de Acadêmicos de Geriatria do Centro Universitário (FIPMoc).

Os treinamentos são virtuais e acontecem desde o dia 18 de maio, sempre às terças-feiras, às 14h30, e às quintas-feiras, às 10h30. As capacitações prosseguem até o dia 28 de junho deste ano. Eles fazem parte das diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) cuja finalidade é aprimorar o plano de cuidados ao idoso e atendimentos dos idosos pós-Covid-19 nos polos do ESF, por meio de educação permanente.

Devido à fragilidade dos idosos, por determinação da SES, será iniciado o matriciamento (ou atenção à saúde de forma compartilhada) das ESFs. O CRASI presta um atendimento de qualidade ao idoso em toda a sua capacidade instalada. Mas, é nosso papel capacitar as equipes das ESFs para que mantenham o devido atendimento quando esses idosos retornarem para as unidades básicas de saúde, ressalta o gerente e enfermeiro do Crasi/HUCF, Ely Carlos Pereira de Jesus.
CRASI

Entrada do Crasi do Hospital Universitário Clemente de Faria Fotos: Wesley Gonçalves/HUCF
Em atividade desde 2008, o Centro do Idoso já capacitou centenas de equipes de ESF em toda a região. Referência no atendimento multidisciplinar do idoso, o Programa Mais Vida é um projeto prioritário do Governo de Minas Gerais que tem como finalidade melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. Para tanto, oferece um padrão de excelência nas ações de saúde, de modo que a população tenha longevidade, com independência e autonomia.

O CRASI é voltado para o atendimento multidisciplinar do idoso frágil nas áreas de medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional, serviço social, odontologia, psicologia e enfermagem, além do atendimento em reabilitação física.

Em 2019, foram realizados quase 100 mil (97.936) procedimentos. Por meio do Mais Vida, o CRASI também presta atendimento ambulatorial como unidade de referência. Em 2020, devido à pandemia do Novo Coronavírus, os atendimentos foram suspensos por decretos municipais e estaduais, como forma de prevenção e cuidado para a evitar a contaminação dos idosos e servidores. Com isso, houve uma redução no número de procedimentos. Foram registrados 26.620.

Importante lembrar que todo o atendimento é feito por agendamento, sendo público e 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mais informações para agendamento pelos telefones (38) 3224-8030 ou 8035.

Fonte: ASCOM Unimontes

Comentários




 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui