CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

 CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022
Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

O Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária deve subir 1,8% neste ano, segundo projeção da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

A expectativa do setor era de um resultado melhor, de pelo menos 20 milhões de toneladas a mais. Além de problemas climáticos em algumas regiões, a produção sofreu o impacto do aumento da energia, transportes e insumos, o que, por sua vez, também influenciou no preço dos alimentos. 

Para se ter uma ideia, a ureia usada como fertilizante subiu 147% em um ano – situação que só não foi pior porque boa parte dos produtores anteciparam a compra de insumos, como explica João Martins, presidente da CNA. 

Já para o ano que vem, a expectativa é de crescimento de 2,4% em relação a 2021. A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior. A maior parte dos produtores deve conseguir equilibrar o custo dos insumos com as vendas em dólar para o mercado externo. Neste ano, o setor agropecuário brasileiro registrou o recorde de exportações de US$ 110 bilhões, 10% a mais do que em 2020. 

Fonte: Radioagencia Nacional

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: