Escolas desenvolvem estratégias para mobilizar e auxiliar os alunos na preparação final para as provas do Saeb

 Escolas desenvolvem estratégias para mobilizar e auxiliar os alunos na preparação final para as provas do Saeb
Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

As escolas da rede estadual de ensino iniciarão, na próxima semana, a participação nas avaliações do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os testes serão aplicados entre os dias 16 e 26/11, de acordo com agendamento prévio das escolas realizado junto à equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em toda rede, a preparação está intensa e as unidades de ensino estão trabalhando para envolver os estudantes e destacar a importância da participação nas avaliações.

Na Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela, no município de Heliodora, no Sul do estado, foi realizado um simulado com os alunos e, a partir dos resultados dos testes, os professores irão esclarecer as principais dúvidas. “Na última semana, os simulados foram aplicados para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Agora, os professores estão fazendo as correções junto com eles e tirando as principais dúvidas”, conta o diretor Cássio Diogo dos Santos.

A escola também está fazendo um movimento junto com a comunidade, como explica Cássio. “Com os simulados, queremos preparar os alunos para o ritmo da avaliação e mostrar como funciona. Também estamos explicando a importância do Saeb para a nossa escola e tentando envolver toda comunidade. Vamos fazer painéis e vídeos”.

Na Escola Estadual Deputado Ilacir Pereira Lima, em Belo Horizonte, eles aproveitaram a proximidade da formatura dos estudantes e das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para motivar a participação dos alunos. “Fechamos uma proposta que vai unir pontos importantes para os alunos do 3º ano do ensino médio, por isso, criamos o ‘Circuito de formatura’. São várias ações que vão ajudar na preparação deles e vai culminar na formatura”, conta a especialista de educação básica da escola, Cíntia Ferreira Botelho Vieira. 

O primeiro passo foi elaborar uma apostila com questões que irão auxiliar no Saeb e no Enem. Ao longo desta semana, os professores estão trabalhando com os estudantes aquelas questões que eles apresentaram mais dificuldades. Para motivar a presença dos alunos na data da prova, as blusas de formatura serão entregues após os testes. Como parte das atividades do plano de ação, os alunos também irão tirar as fotos da formatura. A culminância será a celebração da formatura. 

No município de São José da Barra, na Escola Estadual Dr. Juscelino Kubitschek, a preparação para a prova é um trabalho coletivo, que envolve não só a escola e seus profissionais, mas também toda comunidade. “Temos um apoio muito grande das famílias e unindo forças para que a participação seja boa. Além disso, toda equipe da escola está envolvida, os alunos que são líderes de turma estão ajudando na mobilização e os professores também fazem essa motivação”, conta o diretor Marcio Rodrigo Gomes.

Nesta reta final, a escola tem buscado esclarecer as principais dúvidas dos alunos e realizar o caderno de atividades proposto pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Outro trabalho que tem sido feito pela equipe é mostrar para os estudantes que é importante não só participar, mas também fazer os testes com responsabilidade.

 “Pedimos para que eles façam a avaliação com responsabilidade e que respondam o questionário socioeconômico corretamente. Além disso, estamos passando nas salas todos os dias e conversando com eles. A escola está se preparando para receber os alunos no dia da prova com uma programação especial”, finaliza o diretor.

 Saeb

As avaliações do Saeb são um importante indicador que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. É a partir do Ideb que os estados e municípios podem medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino na rede e em cada escola. O Saeb é realizado pelo Inep desde 1990.

 Participam do Saeb de Língua Portuguesa e Matemática todas as escolas públicas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio que cumprem os requisitos da Portaria Inep nº 250, de 5 de julho de 2021. A aplicação das avaliações ocorre em formato impresso e presencial nas escolas, a partir de testes cognitivos e questionários contextuais aplicados a estudantes, gestores escolares, professores e secretários estaduais e municipais de educação.

A Fundação Cesgranrio é a instituição aplicadora contratada pelo Inep para realizar a aplicação do Saeb nas escolas de Minas Gerais. Para a aplicação dos testes nas escolas estaduais serão observadas as diretrizes estabelecidas pela versão mais atual do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no Contexto da Pandemia da covid-19. Além disso, será garantida a distribuição de álcool em gel nas salas e a exigência do uso de máscaras por todos. Vale ressaltar que a participação na avaliação presencial é obrigatória.

Fonte: Agência Minas Gerais

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: