Governo sobe a estimativa de inflação para quase 8% em 2021

 Governo sobe a estimativa de inflação para quase 8% em 2021

Supermercado na zona sul do Rio de Janeiro.

Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

O governo manteve a expectativa do PIB, Produto Interno Bruto, para 2021: a alta prevista é de 5,3%, a mesma estimativa divulgada no segundo trimestre deste ano. O crescimento do PIB, para o próximo ano, também se mantém na média da expectativa, em torno de 2,5%.

Os números estão no boletim macrofiscal, divulgado nesta quinta-feira (16), pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia. De acordo com a pasta, a projeção do PIB se manteve, porque a “retomada econômica vem ocorrendo”.

O secretário de Política Econômica, do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, explica que os índices de confiança subiram, em alguns setores, com destaque para o de serviços. Segundo ele, a melhor política econômica, no momento, é a vacinação, em massa, da população brasileira.

Lembrando que o PIB, Produto Interno Bruto, mede a evolução da economia, por meio da soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Em relação à inflação, o Ministério da Economia subiu a previsão deste ano, de 5,9% para 7,9%, no IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. O secretário Adolfo Sachsida, reconhece que a inflação está alta e atribui isso a gastos transitórios, como o auxílio emergencial decorrente da pandemia.

Os 7,9% de inflação, segundo o governo, estão acima da meta de 3,75% para 2021, e também acima do limite do teto esperado.

Fonte: Radioagencia Nacional

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: