Inflação do Natal atinge 5,39% no acumulado dos últimos 12 meses

 Inflação do Natal atinge 5,39% no acumulado dos últimos 12 meses
Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

A inflação do Natal deste ano mostrou variação de 5,39% no acumulado dos últimos 12 meses, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A inflação ficou abaixo da medida pelo Índice de Preços ao Consumidor, da FGV, de dezembro de 2020 até novembro deste ano. Embora o resultado seja inferior ao apurado no mesmo período do ano passado, quando atingiu 13,51%, ele superou o de anos anteriores.

O fator que mais puxou a inflação foi o aumento dos alimentos, que registrou variação média de 7,93%. Ainda assim, a alta nos alimentos ficou bem abaixo dos 28,61% observados no mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, o frango inteiro, por exemplo, subiu 24,28%, liderando a lista dos itens que mais pressionam o bolso do consumidor. Em seguida, aparecem ovos, azeitona, carnes bovinas, farinha de trigo e azeite. No sentido inverso, houve queda nos preços do arroz e do pernil suíno. 

Segundo a FGV, os problemas nos custos de produção, como secas, geadas, alta nos preços dos combustíveis e energia elétrica, impactaram, sobretudo, o valor das proteínas. O câmbio alto, que favoreceu a exportação das carnes, também contribuiu para manter os preços em alta. Apesar disso, o cenário de retorno gradual das chuvas, tem normalizado a dinâmica de preços de diversos alimentos como arroz, frutas, hortaliças e legumes.

Os presentes de fim de ano também pressionaram a inflação. A média da variação de preços dos itens mais procurados ficou em 3,39%, ante 1,39% de 2020. Vestuário (4,80%), acessórios (2,57%), recreação e cultura (2,13%) e eletrodomésticos e eletrônicos (1,73%) foram os segmentos que mais subiram. 

Fonte: Radioagencia Nacional

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: