Inflação medida pelo IGP-DI sobre 1,6% em outubro

 Inflação medida pelo IGP-DI sobre 1,6% em outubro

Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora

Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

O Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna – IGP-DI –  registrou inflação de 1,60% em outubro, superior à taxa de 0,55% apurada no mês anterior. Com o resultado, divulgado nesta segunda-feira pela Fundação Getúlio Vargas, o índice acumula alta de 16,96% no ano e de 20,95% em 12 meses.  

O IGP-DI recolhe os dados dos preços entre o primeiro e último dia do mês de referência, e abrange os bens e serviços ao consumidor final, além da variação de preços de matérias-primas agrícolas e industriais no atacado. Ele serve de referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Também em outubro, o Índice de Preços ao Produtor Amplo, que responde por 60% do IGP-DI, teve avanço de 1,90% depois de queda de 1,17% em setembro.

O coordenador dos Índices de Preços da FGV, André Braz, explicou que a inflação ao produtor acelerou nos três estágios de processamento, que compõem o Índice de Preços ao Produtor Amplo. 

Também houve avanço nos preços do segmento Bens Finais, de 1,47%, ante 1,26% na passagem de setembro para outubro. Na mesma base de comparação mensal, os Bens Intermediários passaram de 1,91 para 3,47% e as Matérias-Primas Brutas avançaram 0,75%, após queda de 5,75%.

O levantamento indica, ainda, que o Índice de Preços ao Consumidor, que responde por 30% do IGP-DI, variou 0,77% em outubro, contra 1,43% em setembro.

Já o Índice Nacional de Custo de Construção subiu 0,86%, frente 0,51%, na mesma base de comparação.

Fonte: Radioagencia Nacional

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: