Isolamento de infectados por covid pode ser reduzido para cinco dias

 Isolamento de infectados por covid pode ser reduzido para cinco dias
Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

Diante do avanço da vacinação em adultos e da redução da mortalidade por covid-19, o Ministério da Saúde estuda reduzir de dez para cinco dias, o tempo de isolamento em pessoas infectadas com covid que estejam assintomáticas.

A informação foi dada nesta sexta-feira, pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Segundo ele, a variante Ômicron tem se mostrado menos agressiva, mas a decisão final acabou dependendo de uma reunião com a área técnica do ministério.

A redução do tempo de isolamento para assintomáticos com covid-19 já consta em orientação do CDC, Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão que trata do assunto, nos Estados Unidos. Em documento publicado em dezembro, o CDC considera evidências científicas de que grande parte da transmissão do vírus acontece em um ou dois dias antes ou em dois e três dias após o início dos sintomas.

Seguindo essa linha, a prefeitura de São Paulo chegou a enviar um ofício para o Ministério da Saúde solicitando a redução dos dez dias recomendados de isolamento a qualquer paciente com covid, para cinco dias nos assintomáticos. Segundo a gestão municipal da capital paulista, a vacinação em massa gerou um baixo número de pessoas com sintomas graves da covid.

Outra mudança que o governo brasileiro pode adotar é movida pelo alto número de novas infecções por covid, em todo o mundo. De acordo com Queiroga, é possível que o Ministério também autorize profissionais de saúde, da linha de frente, a continuarem atuando mesmo positivos para a variante Ômicron. Essa recomendação, segundo ele, já ocorreu em países como a França.

Fonte: Radioagencia Nacional

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: