Mastologista explica eventuais nódulos após vacina

Estudo científico, publicado nos Estados Unidos, identificou o aparecimento de nódulos, inchaço na região das axilas, após a vacinação contra a Covid-19. De acordo com a publicação, alguns relatos foram feitos por médicos que detectaram, durante exames de mamografia, a existência desses nódulos em seus pacientes. O que tem levado preocupação a algumas pessoas.

Especialistas dizem que muitos pacientes confundem esse tipo de efeito colateral como indicação de câncer. No entanto, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama esclarece que as vacinas contra a Covid-19 não provocam câncer de mama.

O mastologista Felipe Andrade, diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia, explica que o aparecimento desses nódulos pode ser um tipo de reação comum às vacinas.

Felipe Andrade destaca a importância e segurança das vacinas utilizadas no Brasil para combate ao coronavírus.

Especialistas orientam que as mulheres continuem a fazer seus exames periódicos. Caso os nódulos apareçam em mulheres que não foram vacinadas, um médico precisa ser consultado. A recomendação é que exames de mamografia devam ser feitos antes da imunização ou um mês após a segunda dose. Caso a mamografia tenha que ser feita fora desse período, a pessoa deve informar à equipe médica.

Fonte: Radio Agencia Brasil

Comentários




 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui