Minas ocupa 2º lugar em ranking de transparência de dados sobre a vacinação

 Minas ocupa 2º lugar em ranking de transparência de dados sobre a vacinação
Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

Minas Gerais ocupa o 2º lugar no ranking dos estados brasileiros no Índice de Transparência da Covid-19, feito pela Open Knowledge Brasil (OKBR). O indicador é um dos mecanismos mais importantes para avaliar a qualidade dos dados e das informações relativos à pandemia divulgados por União, estados e capitais do país.

Na versão 3.0 do índice, divulgada na sexta-feira (20/8), Minas Gerais registrou 96 pontos. Nesta nova rodada, os critérios de avaliação foram revisados, passando a incluir informações sobre a vacinação e destaque para a publicação em dados abertos. 

Entre os itens analisados estão dados sobre a cobertura vacinal da população e dos grupos prioritários, aplicação da primeira e da segunda dose, distribuição das vacinas, entre outros. A atualização do ranking será feita a cada bimestre.

“Em uma parceria entre Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram implementadas diversas mudanças na publicação das informações no Vacinometro, no Painel de Monitoramento de Casos e nos boletins suplementares. Criamos uma seção para disponibilizar as informações que são a base de construção dos painéis em formato aberto. Ela pode ser acessada neste link”, diz a superintendente central de Transparência da CGE-MG, Soraia Ferreira Quirino Dias.

“Os índices de transparência incentivam a ampliação dos dados disponibilizados pelos governos, favorecendo o acompanhamento do enfrentamento da pandemia por toda a sociedade”, observa Soraia Dias.

O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, destaca que Minas tem buscado aperfeiçoar a disponibilização dos dados relativos à pandemia desde o lançamento da metodologia de avaliação da OKBR, em abril de 2020. “A cada nova versão, a avaliação foi ficando cada vez mais criteriosa. Ainda assim, conseguimos avançar a cada rodada, mostrando um Estado comprometido com a transparência”, afirma.

Fonte: Agência Minas

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: