Norte de Minas recebe novas remessas de vacinas contra a Covid e gripe nesta segunda (26)

Contabilizando 217 mil 819 pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 e, 79 mil 236, a segunda, a região ampliada de saúde do Norte de Minas recebeu no início da noite desta segunda-feira, 26, nova remessa de 27 mil 250 doses de imunizantes. Cinco mil doses de vacinas CoronaVac foram produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo, com matéria prima fornecida pelo laboratório chinês, Sinovac; e 27 mil 250 doses de vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford foram envasadas pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.
Pela primeira vez, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid em janeiro, a nova remessa destinada ao Norte de Minas foi transportada em aeronave da Azul Linhas Aéreas. Nesta terça-feira, 27, as vacinas serão entregues às secretarias municipais de saúde.

Para 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros foram destinadas 17 mil 700 doses de vacinas. Outras 6 mil 950 doses foram entregues à Gerência Regional de Saúde de Januária, que tem 25 municípios sob jurisdição. Já a GRS de Pirapora foi contemplada com o recebimento de 2 mil 600 doses de vacinas que serão repassadas a sete municípios.

Com a nova remessa, entre janeiro e abril os 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas somam o recebimento de 458 mil 546 doses de vacinas. Os imunizantes foram adquiridos pelo Ministério da Saúde e repassados aos municípios pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG).
A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que a orientação repassada aos municípios é que as novas doses são destinadas para a vacinação de idosos entre 60 e 69 anos; agentes das forças de segurança e salvamento, bem como das Forças Armadas que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

“Nesta nova remessa, parte das vacinas é destinada para a aplicação da primeira dose e outra parcela para a conclusão do esquema vacinal, com aplicação da segunda dose. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para as doses da Fiocruz”, frisa a coordenadora.

VACINÔMETRO

Até a manhã desta segunda-feira, 26, dados contabilizados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) pela plataforma informatizada vacinômetro, revelam que 170 mil 936 idosos residentes no Norte de Minas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Outras 51 mil 296 pessoas já receberam a segunda dose.
Em seguida, com maior número de pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, estão os trabalhadores da saúde: 36 mil 381 pessoas. Outros 21 mil 679 profissionais já completaram o esquema vacinal. Entre os indígenas, 5 mil 304 já receberam a primeira dose de vacina e 4 mil 886, a segunda.

Até esta segunda-feira, 3 mil 604 idosos residentes em instituições de longa permanência receberam a primeira dose da vacina e 1 mil 297, a segunda. Por outro lado, 61 deficientes físicos assistidos por residências inclusivas receberam a primeira dose de imunizante e 56 completaram o esquema vacinal.
Nos 853 municípios mineiros o vacinômetro aponta que mais de 3 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose de vacina contra a Covid-19 e mais de 1 milhão 251 mil pessoas receberam a segunda dose do imunizante.

GRIPE

Junto com as vacinas contra a Covid-19, nesta terça-feira a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros também vai entregar a 54 municípios a terceira remessa de vacinas contra a gripe Influenza. Ao todo são 24 mil 530 doses.
Até o dia 10 de maio a prioridade da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é imunizar, no Norte de Minas, 200 mil 667 crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde e indígenas. Do total desse público alvo, 129 mil 577 pessoas residem na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros.

Com a distribuição da terceira remessa de vacinas contra a gripe, os municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros contabilizarão o recebimento de 92 mil 790 doses de imunizantes.

Comentários