Número de pessoas com diabetes aumentou 16% em dois anos

 Número de pessoas com diabetes aumentou 16% em dois anos
Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

Mais de 530 milhões de pessoas com idade entre 20 e 79 anos têm diabetes no mundo. O número representa uma alta de 16% em dois anos. Os dados fazem parte do Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes.

E os especialistas projetam que o número de adultos com a doença pode chegar a 640 milhões em 2030; e a 780 milhões em 2045. E o mais alarmante é que 44% dos casos não são diagnosticados.

O levantamento, feito a cada dois anos, revela que o número de pessoas com diabetes aumentou de tal maneira que superou, proporcionalmente, a expansão da população global.

A presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes do Rio de Janeiro, a endocrinologista Rosane Kupfer, afirma que a doença está em evolução crescente e que, além da Covid, o diabetes tem levado muitas pessoas a morte no mundo, quase 7 milhões só este ano.  

A médica afirma que a enfermidade é causada por diversos fatores como péssimas escolhas alimentares, estilo de vida sedentário, sobrepeso e pessoas com pré-diabetes. E uma forma de evitar o problema é cuidar da saúde e fazer o exame de glicemia todos os anos, principalmente após os 45 anos. Já as pessoas com alto risco para a doença e que devem fazer exames anualmente a partir de 35 anos são: os que têm casos da doença na família, que são hipertensos, que têm sobrepeso ou obesidade, e mulheres que tiveram diabetes na gestação.

No Dia 14 de novembro é lembrado o Dia Mundial do Diabetes, mas Rosana Kupfer acredita que devido ao aumento de casos da doença é preciso aumentar a frequência das campanhas de conscientização da população.

Fonte: Radioagencia Nacional

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: