Ocorrências: atualização dos Incêndios Florestais no Norte de Minas

 Ocorrências: atualização dos Incêndios Florestais no Norte de Minas
Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

Plantão do dia 21/09 ao dia 22/09.

7 º BBM atendeu ocorrências de Incêndios em Vegetação na região do norte de Minas.

Janaúba:

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – 4ºCOB/7ºBBM/6°Pel Janaúba – Operação de Combate a Incêndio na localidade da Serra do Taquaril, região no entorno do município de Janaúba

Data: 21/09/2021- Ter (11° Dia)

Status: Em andamento. Situação sob controle.

Comandante da operação: 2º Sgt Givaldo

Situação: Incêndio de grandes proporções, na localidade da Serra do Taquaril, região no entorno do município de Janaúba.

11° Dia: Com a finalidade de dar continuidade no combate ao incêndio florestal na área da serra do Taquaril, do município de Janaúba, a guarnição deslocou à localidade próxima à CODEVASF e procedeu com o objetivo de realizar rescaldo e alcançar um ponto de fumaça que se localizava em parte alta da serra, que sugeria foco de fogo na parte alta da serra.
De modo a evitar que o incêndio continuasse a se propagar na área de serra, a guarnição adentrou à mata fechada (de vegetação da caatinga/mata seca) em terreno íngreme, munidos de equipamentos de sapa, a fim de se confirmar a completa extinção do incêndio.
Aproximando das dez horas da manhã, o ponto de fumaça deixou de existir, mesmo assim a guarnição através dos pontos de referências naturais do local (fenda na rocha) persistiu ao objetivo. No entanto, a exata localização do ponto de fumaça (sugestivo de foco de fogo), a qual havia parado de liberar fumaça, não foi possível ser acessado, considerando as condições do terreno de muito difícil acesso, considerando a situação de aclive acentuado do terreno, além da vegetação fechada predominantemente da caatinga/ mata seca. Ao longo do percurso, foi realizado o rescaldo de alguns troncos em chamas. As equipes seguem monitorando com auxílio da vizinhança, para evitar reignição das áreas já controladas, mas não identificando novos focos de incêndio.

Por volta das 18h00min os trabalhos foram encerrados e serão retomados no dia seguinte.

Área queimada: Aproximadamente 1.104 hectares.

Efetivo BM:
6º Pel – Janaúba – 04 militares
2º Sgt Givaldo
Cb Benício
Cb Erotides
Sd Robson

Apoio:
Não houve apoio com brigadistas neste dia de trabalho.

Logística:
01 (Pick Up) – Prefeitura
01 facão
01 gorgui
02 enxadas
01 abafador

Ações BM:
Dia 21/09/2021 (terça-feira)
05h30min – Lançamento da guarnição a campo para monitoramento e rescaldo da área.
18h00min – Desmobilização e finalização dos trabalhos de retorno ao 6º Pel BM Janaúba.

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – 4ºCOB/7ºBBM/6°Pel Janaúba – Operação de Combate a Incêndio na localidade da zona rural de Gameleiras (região das Fazenda Topázio/ Curral Velho/ Vereda do Jacú).

Data: 21/09/2021- terça-feira (4° Dia)

Status: Em andamento.

Comandante da operação: Ten Freitas

Situação: Incêndio de grandes proporções, localizado em região de fazendas na zona rural de Gameleiras, sendo o local denominado Curral Velho e Vereda do Jacú.

As informações colhidas dão conta de que se trata de incêndio que teve seu início na quarta feira por volta das 12h00min horas com dois focos principais e uma extensa linha de fogo com cerca de 4 a 5km. In loco foi identificado o apoio de 14 Brigadistas do Parque Estadual Caminho dos Gerais e 10 funcionários de fazendas locais.

4° Dia: Em continuidade aos trabalhos de combate ao incêndio, foi realizado o combate nos focos que se concentram em duas áreas, sendo uma denominada CURRAL VELHO, localizada próximo a cidade de Gameleiras, na qual o incêndio necessita apenas de monitoramento e o outro local denominado Vereda do Jacú, onde o fogo está fora de controle e se mantem concentrando os esforços e o combate ao incêndio. O efetivo de combate conta com as equipes do IEF, 10 voluntários de fazendas locais, duas pás carregadeiras e 02 caminhão pipas da sendo um da Prefeitura Municipal de Mamonas e outro da Prefeitura Municipal de Gameleiras, e reforçados pela equipe do CBMMG.

Área queimada: a ser mensurada.

Efetivo BM:

7° BBM: 04 militares
Ten Freitas (NIF)
Sgt Vieira (NIF)
Cb Adilson
Sd Bruno

Apoio:
Prefeitura Municipal de Gameleiras
Prefeitura Municipal de Mamonas
Fazendeiros locais
14 brigadistas (IEF)

Logística:
04 (Pick Up) – CBMMG/ Particular/ prefeitura de Gameleiras
02 máquinas (02 pás carregadeira)
02 caminhões pipa (1 da prefeitura de Mamonas e 1 da Prefeitura de Gameleiras)
04 sopradores
06 abafadores
06 bombas costais
03 Mochilas costais
02 enxadas
01 foice

Ações BM:
Dia 21/09/2021 (terça-feira)

13h00min – Deslocamento para o local na zona rural de Gameleiras
14h30min Guarnição no local, principal foco concentrado no local denominado VEREDA DO JACÚ, realizando o combate direto as chamas na tentativa de debelar o incêndio, próximo ao aceiro confeccionado.

Fonte: ASCOM/7°BBM

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: