Pesquisa da USP indica perigo no manuseio inadequado de alimentos

 Pesquisa da USP indica perigo no manuseio inadequado de alimentos
Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

De acordo com pesquisa realizada por professores do Centro de Pesquisa de Alimentos da USP, uma parcela significativa da população não adota medidas de higiene e manuseio adequadas ao prepararem seus alimentos na cozinha.

E isso traz consequências sérias. De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, entre os anos 2000 e 2018, foram registrados mais de 247 mil casos de doenças transmitidas por alimentos, com 195 mortes.

A pesquisa da USP foi realizada entre setembro de 2020 e abril de 2021 com mais de 5 mil brasileiros de todos os estados do país e analisou a temperatura de geladeiras de 216 residências. O estudo revela que 46,3% dos entrevistados relataram o hábito de lavar as carnes na pia da cozinha e que 24,1% costumam consumir carnes mal cozidas. Outros 31,3% falaram que tem o hábito de lavar as verduras apenas em água corrente, todas essas práticas podem trazer riscos à saúde.

O coordenador da pesquisa, o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Uelinton Manoel Pinto, falou que o objetivo não é trazer alarmismo à população, mas sim conhecimento para melhorar as práticas cotidianas de manuseio de alimentos. Ele citou, por exemplo, o que deve ser evitado ao manusear carnes.

Outra coisa que a grande maioria das pessoas não lembra: 81% relataram que não tem o hábito de utilizar sacolas térmicas para carregar adequadamente alimentos frios ou congelados no trajeto do supermercado para casa. Uma importante medida para preservar os alimentos, considerando que há locais no país em que a temperatura ambiente supera os 30º C.

Quem quiser orientação sobre o armazenamento correto de alimentos na geladeira, entre outras, pode encontrar no site alimentossemmitos.com.br.

Fonte: Radioagencia Nacional

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: