Pesquisa desenvolve biolubrificante a partir do óleo usado na cozinha

 Pesquisa desenvolve biolubrificante a partir do óleo usado na cozinha
Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

Depois de fritar batatas, fazer um belo bife à milanesa ou outras frituras, algumas pessoas guardam o óleo para fazer sabão, por exemplo. Mas outras jogam o produto na pia, simplesmente por não saber o que fazer com o material. Essa prática pode levar ao entupimento de tubulações e mais: poluir mananciais.

Pensando nisso, pesquisadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) estão buscando soluções para este óleo que já foi processado.

Um dos caminhos encontrados foi a elaboração de um lubrificante produzido a partir do resíduo de óleo gerado nas cozinhas manauaras, como explica o professor Anderson Mathias Pereira, da Universidade Federal do Amazonas.

O estudo tem cinco fases – os pesquisadores estão na etapa três, analisando as reações químicas para saber se o material pode ser utilizado nas embarcações e indústrias da região amazônica.

Dados da Universidade Federal do Amazonas apontam que cada família consome, em média, quatro litros de óleo por mês e descarta um litro. O que demonstra que mais de 500 mil litros de óleo são descartados pelas famílias manauaras todos os meses, na natureza, impactando o meio ambiente.

Fonte: Radioagencia Nacional

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: