Ouça as Emissoras da Rede Conexão Online

Eclética

Flashback

Por que Curitiba está com ovos fritos gigantes espalhados pela cidade?

Compartilhar:

13221937611000.jpg


De uma hora para outra, os curitibanos que passavam pela Praça do Paço tomaram um susto: pelo chão, ovos fritos gigantes atrapalhavam sua caminhada. A impressionantes “fritada” é na verdade uma instalação artística surpreendente e provocadora do artista holandês Henk Hofstra, que faz parte da Virada Sustentável.

Hofstra, que chegou a pintar uma rua inteira de azul brilhante na cidade de Drachten, na Holanda, em 2007, traz a Curitiba “Eggcident”, seu trabalho mais recente, onde interfere na cena urbana de forma surreal e bem-humorada, convidando o público a interagir com o cenário de maneira lúdica e divertida. 

Como a maioria de suas criações, os ovos gigante com cascas quebradas trazem uma mensagem de apelo social, que aqui é um alerta sobre os riscos do aumento das temperaturas globais. A ideia é que a vida começa com um ovo, e o descaso por ela pode resultar em um fim catastrófico.

Os ovos de Hofstra: nós é que estaremos fritos?

x. (Fonte: Virada Sustentável/Divulgação)
O mundo terminará como um grande ovo quebrado? (Fonte: Virada Sustentável/Divulgação)

Seguindo a linha de Banksy, Christo e Jeanne-Claude, e dos nossos Gêmeos e Eduardo Kobra, a arte de Hofstra busca transformar espaços comunitários em cenários de reflexão. No caso da rua pintada de azul, ele fazia alusão a um rio desaparecido. 

Com “Eggcident” em sua praça mais tradicional, os curitibanos estarão, literalmente, “pisando em ovos”, ao se deparar com questões como o aquecimento global e as diversas ações que podemos fazer para reverter essa ameaça, não só no nível coletivo, como também no campo das nossas escolhas diárias. 

Em seu manifesto, o artista é taxativo: “Quando não tivermos respeito pela vida, o mundo terminará como um grande ovo quebrado, estalado e pronto para ser frito”. A obra ficará exposta durante toda a programação da Virada Sustentável, até o dia 17 de novembro.

A Virada na cidade mais sustentável da América do Sul

De 14 a 17 de novembro, Curitiba sediará, pela primeira vez, a Virada Sustentável, evento que é realizado anualmente em diversas cidades brasileiras. A iniciativa tem como objetivo promover a sustentabilidade, e conscientizar a população sobre a importância das práticas de conservação ambiental.

Durante esses quatro dias, a Cidade Sorriso será palco de mais de 100 atrações gratuitas que ocuparão diversos espaços da cidade, com uma programação multicultural dividida em três eixos principais: cultura, ação e conhecimento.

De acordo com o site do evento, além das intervenções visuais, serão realizadas performances, apresentações circenses, peças teatrais, oficinas e palestras, culminando com o show de Mariana Aydar, ganhadora do Grammy Latino, que se apresentará ao lado do sanfoneiro Mestrinho, dia 16 de novembro, no Palco Virada (estacionamento do Tribunal de Contas do Paraná).  



Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *