Praga ataca pomares de laranja em 69 municípios mineiros

 Praga ataca pomares de laranja em 69 municípios mineiros
Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

Levantamento do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) revela que pomares de laranja em 69 municípios mineiros foram oficialmente atingidos pelo greening, principal praga da fruta.

No final da última semana, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) fez um alerta e taxou como preocupante o avanço da doença no cinturão citrícula em São Paulo e Minas Gerais, principais produtores do país.

Segundo a entidade, já é o quarto ano consecutivo que a região registra aumento na incidência da praga. Atualmente em 22,37%, ela já alcança o maior patamar desde a sua identificação no país em 2004. Segundo Renato Bassanezi, pesquisador científico do Fundecitrus, o clima e a falta de rigor por parte do produtor contribuíram para o quadro.

Segundo o fiscal agropecuário do IMA Leonardo do Carmo, a incidência do greening nos pomares mineiros, onde há o registro da doença, subiu de 8 para 12% entre 2017 e o ano passado. O profissional acredita que é preciso haver mais atenção do produtor com o manejo das árvores.

O greening é causado por uma bactéria que pode ser transmitida pelo inseto psilídeo ou pelo uso de borbulhas de plantas doentes que dão origem a mudas contaminadas. O inseto se hospeda em todas as variedades cítricas e também as plantas ornamentais de murta.

Fonte: Radioagencia Nacional

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: