Primeira parcela do 13° salário para aposentados e pensionistas começa a ser paga nesta terça-feira (25)

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial de 27,5% e melhores condições de trabalho (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Começa a ser paga nesta terça-feira (25) a primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas. Os depósitos, antecipados devido à pandemia, serão feitos até o dia 8 de junho. De acordo com o Ministério da Economia, a primeira parcela do 13º será paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a 31 milhões de beneficiários.

O técnico do INSS Geovani Batista afirmou que, “mais de R$ 25 bilhões serão injetados na economia para quem é aposentado, pensionista ou que recebe auxílio reclusão ou auxílio acidente ou auxílio-doença.” Ao se somar a primeira parcela do 13º salário com a folha de pagamento do mês de maio, o INSS vai repassar um total de R$ 76,3 bilhões.

Terá direito ao 13º salário aquele que, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Por outro lado, não têm direito ao abono anual os que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Fonte: Brasil 61

Comentários




 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui