Com o aquecimento global, arqueólogos e demais pessoas que praticam caminhadas ou trilhas nos Alpes suíços têm se surpreendido muito. É que o derretimento das geleiras está expondo muitos objetos que estavam presos no gelo. Já foram recuperados: artefatos da Primeira Guerra Mundial, flechas de 1,3 mil anos e até restos mortais de alguns alpinistas perdidos.
Recentemente, um desses caminhantes encontrou um objeto de bambu parecido com uma carroça, que acabou se tornando um enigma para os arqueólogos de plantão. Alguns deles propuseram que “o objeto de duas rodas é feito de bambu e parece ser do século 20”, o que, vamos combinar, nem gastaria uma formação acadêmica.
Mais inspirados, os comentaristas nas redes sociais já afirmaram que o objeto é um trenó, ou uma carroça mesmo, com algumas pessoas apostando que a estrutura é o que sobrou de um avião antigo. Mas o que ninguém conseguiu responder foi: o que essa gambiarra estaria fazendo no alto de uma montanha nos Alpes suíços?
A descoberta do objeto de bambu
Na página do Cantão de Graubünden (unidade administrativa suíça), a descoberta do objeto desconhecido é atribuída a um alpinista suíço chamado Sergio Veri, no dia 2 de novembro de 2024. De acordo com a postagem, o achado ocorreu enquanto ele caminhava pelo passo de Splügen, uma passagem mais baixa próxima à fronteira da Suíça com a Itália.
“A construção em forma de carroça, equipada com duas rodas e feita de varas e cadarços de bambu, é, de acordo com a estimativa inicial, relativamente jovem, provavelmente do século 20”, detalha a postagem no Facebook.
Embora pareça facilmente identificável, o objeto intrigou os arqueólogos. Por exemplo, ele é de bambu, uma planta que não é nativa da Suíça (embora tenha sido introduzida na Europa nos séculos 17 e 18). Além disso, é pouco provável que um veículo desse tipo pudesse ter alguma utilidade naquela região.
A revelação do segredo da “carroça” de bambu
Após muitas análises, relatórios, postagens e pitacos, a verdadeira natureza do objeto de bambu da geleira Schwarzhora foi finalmente revelada no dia 15 de novembro, por meio de uma “carta anônima de confissão” recebida pelo Serviço Arqueológico de Graubünden.
Na correspondência, algumas fotos mostravam que a “carroça” misteriosa é na verdade um objeto de arte que, em setembro de 2023, foi fotografada em uma geleira próxima, chamada Ghiacciaio del Cavagnöö no cantão do Ticino. Na época, a instalação artística foi colocada também no outono, pelo mesmo designer.
Ao final, o remetente da confissão se despede, dizendo: “Muito obrigado pelas muitas ideias e sugestões criativas!”.