Semana Lixo Zero mobiliza mais de 250 municípios do País

 Semana Lixo Zero mobiliza mais de 250 municípios do País
Compartilhe esta notícia:
Digiqole ad

Os gestores municipais, educadores, empresários e toda população podem acompanhar, até domingo (31), debates online e oficinas voltadas para as boas práticas de coleta, descarte e tratamento do lixo gerado nas cidades brasileiras.

As atividades fazem parte da semana Lixo Zero organizadas pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) que na prática, tem a missão de mobilizar a população para novas dinâmicas de coleta e descarte de lixo, com objetivo de proteger o meio ambiente e gerar renda nos municípios.

“Nós entendemos e trabalhamos para poder mostrar que todos os resíduos gerados pelo nosso consumo são recursos e, esses recursos, geram oportunidades”, explica Kadmo Côrtez, vice-presidente do ILZB.

A estimativa é que a semana Lixo Zero mobilize até o final da semana cerca de 250 cidades, em todo País, com mais de 10 mil atividades de incentivo à práticas sustentáveis, como o uso de sacolas ecológicas, reaproveitamento de materiais recicláveis e construção de composteiras caseiras de transformação do lixo orgânico em adubo.

O Instituto Federal de Brasília (IFB), por exemplo, participa da semana do Lixo Zero realizando oficinas online para ensinar a população a coletar, separar e destinar o lixo doméstico, de forma voluntária e, assim, favorecer a reciclagem e a proteção ao meio ambiente. Vale destacar que, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública de Resíduos Especiais (Abrelpe), o País é responsável por descartar mais de 79 mi de toneladas de lixo sólido por ano. 

“Só o ato de separar o resíduo na sua casa já é uma ação voluntária porque dá dignidade ao trabalho do catador. Na sua casa, você precisa separar o lixo em reciclável, orgânico e rejeito. Quando o catador vê um saquinho azul ou verde, seco, ele separa”, explica Simone Pinheiro, especialista em Sustentabilidade do IFB. 

As dicas da especialista do IFB estão na internet e qualquer pessoa pode acessar. As oficinas são transmitidas no canal do Youtube do ILZB e divididas pelas regiões do País. Nesta quinta-feira (28) e na sexta-feira (29), os grupos de palestrantes e inscritos na programação da semana do Lixo Zero debaterão no canal.

Fonte: Brasil 61

Digiqole ad

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: