São 142 vagas distribuídas em 12 disciplinas para o segundo semestre de 2025; confira como se inscrever
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com inscrições abertas para o processo seletivo e matrícula em disciplinas isoladas do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) para o segundo semestre de 2025. O prazo termina no dia 13 de junho. Ao todo, são oferecidas 142 vagas distribuídas em 12 disciplinas, com cotas para negros (20% das vagas), indígenas (uma vaga por disciplina) e pessoas com deficiência (uma vaga por disciplina).
O edital completo está disponível no site da Unimontes (clique aqui para acessar).
Como se inscrever
A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente online, por meio do formulário disponível neste link. Cada candidato pode se inscrever em até duas disciplinas isoladas, entre as quais: Avaliação Crítica de Projetos de Pesquisa e Artigos Científicos II; Bioética; Doenças Infecciosas e Parasitárias; Estudos Interdisciplinares em Saúde; Letramento em Saúde; Metodologia Científica; Pesquisa Qualitativa em Saúde II; Projetos Interdisciplinares em Saúde; Seminários em Saúde; Tópicos em Metabolismos e Saúde; Tópicos Especiais em Ciências Cardiovasculares e Tópicos Especiais em Revisão Sistemática e Metanálise.
A divulgação das inscrições deferidas será feita no dia 16 de junho.
Requisitos
Podem se inscrever candidatos que tenham concluído curso de graduação em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. A classificação será baseada na pontuação do Currículo Lattes, considerando itens como:
✅ Artigos científicos publicados em revistas indexadas no Qualis/CAPES (Quadriênio 2017-2020).
✅ Especialização concluída (mínimo de 360 horas).
✅ Iniciação Científica realizada durante a graduação em centro de pesquisa ou instituição reconhecida.
Só serão aceitos itens devidamente comprovados e que constem no Currículo Lattes. Cada candidato deve preencher o formulário eletrônico com a pontuação de cada item, considerando apenas os itens listados em seu currículo.
Resultados e matrícula
A lista preliminar de classificados em cada disciplina será divulgada no dia 23 de junho, às 18h, nos sites www.ppgcs.unimontes.br e www.unimontes.br. O resultado final, após recursos, será divulgado em 30 de junho.
Os aprovados deverão realizar a matrícula entre os dias 8 e 12 de julho. O início das aulas está previsto para 10 de agosto.