Exposição reúne 28 obras produzidas por acadêmicos a partir de vivências nos estágios da APS e permanece aberta até sexta-feira (27) no campus-sede da universidade
A Mostra Fotográfica de Narrativas Visuais, realizada por estudantes do 3º período do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), segue aberta à visitação pública até a próxima sexta-feira, 27 de junho de 2025. A exposição pode ser conferida no saguão do Centro de Ciências Humanas (CCH), localizado no Prédio 2 do campus-sede da universidade.
Composta por oito painéis e 28 peças, a mostra reúne fotografias, ilustrações e produtos criativos confeccionados em oficinas terapêuticas, todas desenvolvidas por estudantes durante estágios na Atenção Primária à Saúde (APS), eixo central da formação em Psicologia voltada ao atendimento coletivo.
Narrativas visuais como método de aprendizagem
Durante a abertura da mostra, ocorrida na terça-feira (24/06), os estudantes apresentaram resultados de suas experiências nos diferentes polos de atuação da APS, contando com a presença de professores, colegas e demais visitantes.
Segundo a professora e coordenadora do curso, Vera Trabolt, a exposição representa uma síntese visual das atividades extensionistas e acadêmicas realizadas. “A mostra traz narrativas visuais, produzidas a partir dos registros dos alunos, utilizando metodologias como a Etnografia e a Antropologia Visual, fundamentais para compreender a subjetividade e a diversidade cultural no campo da saúde mental.”
APS como eixo formador e transformador
A Atenção Primária à Saúde (APS), conforme diretrizes do Ministério da Saúde, é o primeiro nível de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela reúne ações que vão da promoção à reabilitação da saúde, com foco em ações integradas e no cuidado contínuo às comunidades.
Para os estudantes de Psicologia, a atuação na APS oferece uma vivência rica e interdisciplinar, permitindo que as dimensões subjetivas do cuidado em saúde sejam exploradas também por meios criativos, como imagens, símbolos e arte visual — recursos que ganham destaque na mostra.
A exposição não apenas divulga as práticas formativas, mas também estimula o debate sobre cuidado em saúde mental, práticas humanizadas e produção de sentido no contexto da saúde coletiva.
Relacionado
Descubra mais sobre Rádio Conexão Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
